sábado, 24 de maio de 2008

México das três culturas


MÉXICO:UM PAÍS,MIL MUNDOS




*Imagem:Praça Maior da Cidade do México(22 milhões de habitantes)



México das três culturas:pré-hispânica,hispânica e colonial.O México antigo começou a repovoar-se com los mexicas,povos indígenas nómadas, oriundos das terras nortenhas,banhadas pelo Rio Grande.
Teotihuacán foi o grande centro das culturas pré-hispânicas do México.Em Teotihuacán foram construidos enormes templos pirâmide,as conhecidas pirâmides do Sol (200 anos a.C.),e da Lua(100 anos d.C.).
A conquista espanhola: Hernán Cortés ,ao serviço da Real Espanha ,com a ajuda dos indígenas tlaxcaltecas invadiu Tenochtitlan no ano de 1520,a cidade sagrada dos aztecas,fazendo prisioneiro Moctezuma II,imperador azteca.Moctezuma II tentou negociar com o sanguinário Cortés para que a capital azteca não fosse cercada,porém nada conseguiu, acabando por ser morto à pedrada e à espadada.Tenochtitlan ficou nas mãos de Cortés com a derrota do seu último imperador Cuauhtémoc(1521).Os aztecas eram antropófagos.






*Imagem: Pirâmides antiga cidade de Tenochtitlan

Um comentário:

Antides disse...

Em número de residentes em Portugal, somos de facto humildes: a Cidade do México tem mais do dobro de pessoas... Mas será que isso é bom?